Por que devo fazer uma Pós Graduação?

Foi-se o tempo em que a graduação bastava para conquistar um bom emprego. Hoje em dia, os selecionadores dão preferência aos que possuem pós-graduação voltada para a área da vaga oferecida. Vivemos um momento de constante transformação. O crescente desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas ferramentas que otimizam o trabalho em diversos setores exige que os profissionais estejam cada vez mais qualificados. Nesse sentido, a concorrência profissional se torna acirrada e, por isso, as especializações são fundamentais para que você se destaque.A pós-graduação permite que o profissional se torne um especialista em uma determinada área ou assunto. Isso porque os conhecimentos captados na graduação serão aprofundados nas especializações.O aprofundamento desse conteúdo é observado, principalmente, pela ênfase no aspecto prático, que não foi estudado com profundidade ao longo da graduação, dada a quantidade de outros temas e atividades a serem explorados.A pós faz o profissional dar um passo adiante na sua carreira. Ele aprende a aplicar os conteúdos teóricos absorvidos na graduação, além de ter uma visão mais próxima sobre o cotidiano da área.

Resultado positivo

Uma especialização pode abrir novos caminhos profissionais. Isso significa que você terá um maior campo de atuação e, consequentemente, mais oportunidades. É importante lembrar que a realização de uma pós-graduação não implica somente no ganho de conhecimento e experiência, mas, também, no aumento salarial.Segundo a pesquisa da consultoria Robert Half, realizada com executivos brasileiros de alta e média gerência, 66% das pessoas com especialização em sua área de atuação tiveram aumento salarial depois do curso; 48% receberam promoção e 22% passaram a receber mais que o dobro do salário.

Diferentes tipos de pós-graduação

A pós-graduação deve ser compreendida como um aprofundamento dentro de sua área de graduação. Mas lembre-se: antes de iniciar um curso é importante que você tenha em mente qual é o caminho profissional que deseja seguir. Isso porque a pós-graduação pode estar direcionada à atuação no mercado de trabalho ou à pesquisa acadêmica. Existem dois tipos de pós-graduação:Lato sensu: esse tipo de pós tem menor carga horária e foco nas exigências do mercado, como os cursos de MBA (Master of Business Administration). É ideal para o profissional que anseia ingressar rapidamente no mercado de trabalho e ter um diferencial competitivo. As especializações envolvem cursos que atendam a demandas específicas e é necessário diploma de graduação para realizar os estudos. Já os aperfeiçoamentos têm duração menor e se referem a cursos livres, sem a exigência de requisitos fixos.Stricto sensu: esse modelo de pós tem maior duração e se refere aos cursos de mestrado e doutorado. Eles são voltados para a área de pesquisa acadêmica, científica e na formação de professores. As teses de mestrado e doutorado são o aprofundamento científico de um tema relacionado à graduação. Agora que você conhece um pouco mais sobre as opções de pós-graduação pode se preparar para o mercado de trabalho e seguir seu plano de carreira com mais segurança.