Pós Graduação na área Empresarial e o mercado de trabalho

 

A área empresarial tem sido um caminho escolhido por muitos estudantes e profissionais que desejam e sonham com uma progressão na carreira, uma promoção na empresa, aumento salarial ou até mesmo por questão de conhecimento e que têm o perfil de gestor e liderança. Os cursos voltados para a área empresarial estão focados na administração pública, que é uma boa opção para quem já possui cargo público ou pretende prestar concurso. Outra opção são cursos focados na gestão, seja ela empresarial, de pessoas, financeira, de qualidade, de recursos humanos marketing e estratégica, além de auditoria, gerenciamento, entre outros cursos para quem deseja atuar em empresas ou já atua.O profissional especializado na área empresarial pode atuar em diversos segmentos de empresa, organização e instituição, e é capaz de desenvolver e integrar trabalhos que mesclam empreendedorismo, tecnologia, marketing, gestão, ou seja, um profissional completo.A faixa salarial deste profissional pode variar de acordo com o nível de instrução, porte da empresa e função. Observe no quadro abaixo os dados divulgados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) em relação à faixa salarial para o cargo de Analista de Consultoria em Gestão Empresarial:

Atualmente, o mercado de trabalho tem ficado mais exigente e a queixa que se mais ouve falar é que se têm muitos profissionais formados, porém sem qualificação para determinada função. A formação acadêmica ainda é uma vantagem para quem busca se destacar no atual mercado de trabalho, mas quem possui especialização acaba saindo na frente.Em 2015, foi divulgado um ranking mundial elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, cujo Brasil ocupava a 78ª posição entre 124 nações, mostrando que por aqui até mesmo os profissionais com nível superior ainda estão muito abaixo das exigências do mercado.

É importante ressaltar que, após adquirir o diploma universitário, o profissional deve buscar novas formas de especialização na carreira escolhida. Para quem pretende atuar na área empresarial, o melhor caminho é investir nos cursos de pós-graduação e MBA Executivo, uma vez que, os recrutadores consideram muito o profissional que possui especialização para a vaga que ele está ofertando.De acordo com a diretora da Business Partners Consulting Interior, de São Paulo, Viviane Gonzalez, as exigências primárias como formação acadêmica, especialização, pós-graduação ou MBA, domínio do inglês e, preferencialmente, conhecimento de uma terceira língua além de experiência na área de atuação ainda são fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.

Ensino a Distância (EAD)

É importante frisar que o diploma obtido em curso a distância (EAD) reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial. Esta modalidade de ensino tem sido o caminho para muitos estudantes e profissionais, pois com a jornada apertada se é possível conciliar o trabalho com o estudo, além de poder acessar o seu curso a qualquer hora e em qualquer lugar, basta estar conectado.Diversas instituições no país oferecem cursos na área empresarial e o Instituto Prominas está entre elas. Atualmente, são ofertadas quase 20 especializações na área Empresarial na modalidade EAD, com duração entre 480h e 495h, que proporcionam aos alunos um conhecimento mais avançado, atualizado e aprofundado na área em que desejam atuar.