Como agir em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego faz parte de quase todos os processos seletivos. Independente do cargo para o qual está se candidatando, é provável que você tenha que passar por uma entrevista com o supervisor/diretor responsável pelo setor.

Mas, afinal, como se preparar para a entrevista e aumentar suas chances de conseguir a vaga desejada? Entenda mais sobre a importância dessa etapa e conheça 10 dicas para se destacar no momento da apresentação.

Cara a cara

A entrevista é uma das etapas mais importantes. Isso porque, geralmente, ela acontece após alguns processos, o que permite a filtragem dos profissionais que apresentam o perfil mais próximo ao que a empresa está buscando.É por esse motivo que a concorrência também aumenta. Por isso, é importante que você utilize o tempo para se destacar e mostrar suas qualidades.

Durante a conversa, o candidato recebe atenção individual e tem mais espaço para falar sobre si, suas qualidades e expectativas. Mas não se engane: o entrevistador não está atento apenas ao que é dito pelo candidato.O contato pessoal permite a avaliação da postura. A apresentação corporal e a entonação são tão importantes quanto os dados do currículo.

Portanto, além de possuir o conhecimento e a experiência para atender às exigências do cargo, também é preciso transmitir segurança durante a conversa.

10 dicas de ouro 

Separamos 10 dicas para que você se saia bem durante a entrevista e melhore suas chances de conseguir o emprego desejado.

# 01. Prepare-se antesBuscar informações sobre o local que pretende trabalhar pode te preparar para as perguntas. Visite o site da empresa e leia sobre a missão, a visão e os valores daquela instituição.

# 02. Vista-se bem. Ainda que a empresa não tenha especificado o traje para a entrevista, é aconselhável que você use roupas mais neutras. Dê preferência para cores suaves (como branco, preto e cinza) e evite tons muito fortes ou estampas chamativas. Não use acessórios extravagantes e opte por uma maquiagem básica.

# 03. Chegue mais cedo. Chegar cerca de 15 muitos antes da hora marcada mostra que você tem interesse e responsabilidade. Se algum imprevisto acontecer, você deve entrar em contato com o responsável pela vaga e explicar a situação.

# 04. Aperto de mãoPode parecer um cumprimento comum, mas o aperto de mão também revela traços de personalidade. Quando se dirigir ao entrevistador, dê um aperto de mão firme e amigável. Isso demonstra confiança e responsabilidade.

# 05. Língua portuguesa. Você não precisa utilizar termos ou expressões extremamente formais durante a conversa. Contudo, preze por uma fala sem erros de concordância e gírias.

# 06. Evite cacoetes. Eles não são necessariamente erros de português, mas podem incomodar o ouvinte. Os cacoetes são palavras ou expressões utilizadas com frequência como “tipo”, “tipo assim” e “meio que”. Preste atenção na sua fala e procure eliminar tais repetições.

# 07. O corpo falaDurante a entrevista, busque sentar-se com boa postura e demonstre interesse nas perguntas. Você pode, por exemplo, concordar com a cabeça para demonstrar que está compreendendo. Evite movimentos exagerados com as mãos ou cruzar os braços.

# 08. Seja honesto. Mentir sobre suas habilidades não vai garantir que você fique no trabalho. Afinal, a empresa procura um perfil especifico e, se você não atende a esse perfil, não irá conseguir desempenhar suas funções.

# 09. Pergunte. Se você tem alguma dúvida sobre o cargo ou qual será sua função na empresa, não tenha medo de perguntar. Além de te deixar ciente sobre a vaga, as perguntas demonstram que você está interessando em trabalhar naquela instituição.

# 10. Seja espontâneo. Algumas pessoas se cobram muito durante a entrevista. Isso aumenta a ansiedade e o nervosismo durante todo o processo. As dicas aqui apresentadas podem ajudar durante o processo, mas você é o responsável por essa conquista. Então, acredite no seu potencial e seja você mesmo.