Amazonas

A Universidade Cândido Mendes e o Instituto Prominas chegaram ao Estado de Amazonas – AM, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu (Especialização), Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de seu estado para estudar sua Especialização. Não perca esta oportunidade, entre em contato conosco que indicaremos o representante credenciado mais próximo.  No final desta reportagem, escolha a cidade de sua formação.

Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1 559 159,148 km², constituindo-se na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas.  Seria o décimo sexto maior país do mundo em área territorial, pouco superior à Mongólia. É maior que a Região Nordeste com seus nove estados, e equivale a 2,25 vezes a área do estado norte-americano do Texas. A área média de seus 62 municípios é de 25 335 km², superior à área do estado brasileiro de Sergipe. O maior de seus municípios em extensão territorial é Barcelos, com 122 476 km² e o menor é Iranduba, com 2 215 km². Pertencente à Região Norte do Brasil, é a segunda unidade federativa mais populosa desta macrorregião, com seus 4 milhões de habitantes em 2016, sendo superado apenas pelo Pará. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade com 2,1 milhões de habitantes em 2016, que concentra cerca de 50% da população do estado, e Parintins, com pouco mais de 112 mil habitantes.

O estado do Amazonas caracteriza-se por ser a mais extensa das unidades federativas do Brasil, com uma superfície atual de 1 559 159,148 km².  Grande parte dele é ocupado por reserva florística e pela água.  O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea. Apenas o inverno e o verão são bem definidos e a umidade relativa do ar fica em torno de 80 %, tendo em vista que a região é cortada pela linha do equador, ao norte.

instituto prominas - logo fundo branco

Mesorregião constitui-se numa subdivisão dos estados brasileiros, congregada por diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Essa subdivisão foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos, não constituindo, portanto, uma entidade política ou administrativa. Oficialmente, as quatro mesorregiões do Amazonas são: Centro Amazonense, Sul Amazonense, Sudoeste Amazonense e Norte Amazonense. Já uma microrregião é, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, um agrupamento de municípios limítrofes, com a finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar estadual.

CLIQUE ABAIXO – Conheça abaixo as cidades que atendemos:

A


Alvarães – Amaturá – Anamã – Anori – Apuí – Atalaia do Norte – Autazes

 

B


Barcelos – Barreirinha – Benjamin Constant – Beruri – Boa Vista do Ramos – Boca do Acre – Borba

 

C


Caapiranga – Canutama – Carauari – Careiro – Careiro da Várzea – Coari – Codajás

E


Eirunepé – Envira

F


Fonte Boa

G


Guajará

H


Humaitá

I


Ipixuna – Iranduba – Itacoatiara – Itamarati – Itapiranga

J


Japurá – Juruá – Jutaí

L


Lábrea

M


Manacapuru – Manaquiri – Manaus – Manicoré – Maraã – Maués

N


Nhamundá – Nova Olinda do Norte – Novo Airão – Novo Aripuanã

P


Parintins – Pauini – Presidente Figueiredo

R


Rio Preto da Eva

S


Santa Isabel do Rio Negro – Santo Antônio do Içá – São Gabriel da Cachoeira – São Paulo de Olivença – São Sebastião do Uatumã – Silves

T


Tabatinga – Tapauá – Tefé – Tonantins

U


Uarini – Urucará – Urucurituba