Baixada Fluminense

A Universidade Cândido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a região da Baixada Fluminense, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu (Especialização), Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de seu estado para estudar sua Especialização. Não perca esta oportunidade, entre em contato conosco que indicaremos o representante credenciado mais próximo.  No final desta reportagem, escolha a cidade de sua formação.

Baixada Fluminense é uma região do estado do Rio de Janeiro, no Brasil; que apresenta duas definições: uma em sentido amplo, outra em sentido estrito. Segundo a definição em sentido amplo, engloba a região de planícies entre a Serra do Mar e o litoral, desde Itaguaí até Campos dos Goytacazes. Esta região concentra grande parte da população (cerca de 4/5) e do produto interno bruto do estado do Rio de Janeiro. Já a definição em sentido estrito, que é a mais utilizada atualmente, abrange, dessa região, somente os municípios que se localizam ao norte do município do Rio de Janeiro, na região antigamente conhecida como Baixada da Guanabara.

A Baixada Fluminense apresenta largura variável: é bastante estreita entre as baías da Ilha Grande e de Sepetiba, alargando-se progressivamente no sentido leste, até o rio Macacu. Nesse trecho, no município do Rio de Janeiro, erguem-se os maciços da Tijuca e da Pedra Branca, que atingem altitudes um pouco superiores a mil metros. Da baía da Guanabara até Cabo Frio, a baixada volta a estreitar-se, apresentando uma sucessão de pequenas elevações de 200 a 500 metros de altura: os chamados “maciços litorâneos fluminenses”. A partir de Cabo Frio, alarga-se novamente, alcançando suas extensões máximas no delta do rio Paraíba do Sul.

instituto prominas - logo fundo branco

Atualmente, a expressão “Baixada Fluminense” refere-se principalmente à antiga região da “Baixada da Guanabara”, denominação esta que caiu em desuso ainda no século XIX e que englobava desde Itaguaí até a área do entorno da Baía de Guanabara (excluindo-se a região de Niterói-São Gonçalo), reunindo municípios com características socioculturais em comum. Grande parte desses municípios foram criados a partir de desmembramentos do município de Nova Iguaçu e da vila de Estrela (Duque de Caxias). A Baixada Fluminense, em sentido amplo, é considerada o eixo central do estado do Rio de Janeiro, abrangendo a capital estadual, os municípios do entorno a leste e oeste da Baía da Guanabara, os sete municípios da região dos lagos e o município de Itaguaí. É atravessada pela rodovia BR-101, rodovia Washington Luís e a Via Dutra. Possui os portos do do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí, e o Porto do Forno, em Arraial do Cabo.

CLIQUE ABAIXO – Conheça abaixo as cidades que atendemos:

01Duque de Caxias 

02Nilópolis

03Nova Iguaçu

10São João de Meriti

11Belford Roxo

12Magé

13Japeri

14Guapimirim

15Mesquita

16Queimados

17Itaguaí

18Seropédica