Duque de Caxias

A Universidade Candido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a Cidade de Duque de Caxias  na  Baixada Fluminense – RJ, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu, Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de sua cidade para estudar sua Especialização.

Conheça um pouco mais da Cidade de Duque de Caxias – Rio de Janeiro

Duque de Caxias é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, integrante da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, situado na região da Baixada Fluminense, de classe média figurando como o terceiro município mais populoso do estado, depois da capital, e de São Gonçalo, e o mais populoso da Baixada Fluminense. Em geral, os caxienses identificam-se linguística e culturalmente como cariocas da Baixada e não como fluminenses. O nome da cidade homenageia o patrono do Exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, também chamado de O Pacificadornascido na região em 1803.

O povoamento da região data do século XVI, quando foram doadas sesmarias da capitania do Rio de Janeiro. Em 1568, Brás Cubas, provedor das capitanias de São Vicente e Santo Amaro, recebeu, em doação de sesmaria, 3 000 braças de terras de testada para o mar e 9 000 braças de terras de fundo para o Rio Meriti, ou, mais propriamente, Miriti, cortando o piaçabal da aldeia Jacutinga. Outro dos agraciados foi Cristóvão Monteiro, que recebeu terras às margens do Rio Iguaçu. A atividade econômica que ensejou a ocupação do local foi a de cultivo da cana-de-açúcar. O milho, o feijão e o arroz tornaram-se também importantes produtos auxiliares durante esse período.

O município limita-se ao norte com Petrópolis e Miguel Pereira; ao leste, com a Baía da Guanabara e Magé; ao sul, com a cidade do Rio de Janeiro e, a oeste, com São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Caxias possui clima quente, porém os terceiro e quarto distritos (Imbariê e Xerém) têm temperatura amena em virtude da área verde e da proximidade da Serra dos Órgãos.

Duque de Caxias se Emancipou de Nova Iguaçu ”’Cidade Mãe”’ (em 31 de dezembro de 1943), o mesmo levando consigo os distritos de Caxias , Meriti, Pilar, Bonfin e Imbariê (ex-distrito de Estrela de onde Nasceu Luís Alves de Lima e Silva O Duque de Caxias )

A Emancipação polemica de Duque de Caxias pelo então interventor Estadual Amaral Peixoto (no contexto do Estado Novo) foi acompanhada pela mobilização de forças políticas e pelas elites locais a partir da UCP (União Popular Caxiense em 1933) e cabe ressaltar a priorização dos investimentos da cidade de Nova Iguaçu na sede do o município em detrimento dos outros distritos (em 1947 o distrito de Meriti é desmembrado de Caxias constituindo-se enquanto município autônomo); em 1947 foi a vez também do distrito de Nilópolis se Emancipar Também de Nova Iguaçu, (que deu origem ao município de mesmo nome). Foi responsável por esse acontecimento, o Deputado Lucas de Andrade, que em seu projeto também criou o Município de São João de Meriti no mesmo ano, embora a esses dois distritos tivessem historias políticas diferenciadas. Esses distritos emancipados estavam mais próximos à Metrópole e, por isso, eram mais urbanizados. Nesse processo a cidade de Nova Iguaçu , perdeu boa parte do seu território e ainda sua saída para a Baía de Guanabara.

Economicamente, apresentou um grande crescimento nos últimos anos, sendo a indústria e o comércio as principais atividades. Há cerca de 809 indústrias e 10 000 estabelecimentos comerciais instalados no município. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Duque de Caxias registrou, em 2005, o 46º maior produto interno bruto no ranking nacional e o segundo maior do estado do Rio de Janeiro, com um total de 18,3 bilhões de reais. A cidade ocupa o segundo lugar no ranking de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do estado, perdendo somente para a capital. No município, está localizada uma das maiores refinarias da Petrobras, a Refinaria de Duque de Caxias. Possui, ainda, um polo gás-químico e contará com uma usina termelétrica.

As temperaturas em Duque de Caxias são bem variadas, podendo chegar a 40 °C, no verão, e 14 °C ou menos, no inverno. Em alguns distritos do município, como São Bento, Amapá, Xerém e Tinguá, a temperatura no inverno pode cair abaixo dos 10 °C, como no inverno de 2014, quando as temperaturas na madrugada de 27 de julho chegaram a 7,6 °C em São Bento, 7,9 °C em Amapá, 8,4 °C em Xerém e 8,9 °C em Tinguá, além de 9,4 °C no centro de Duque de Caxias.A temperatura mínima na cidade pode atingir os 10°C, nos meses de maio a julho.Levando-se em conta o gradiente térmico, que estabelece a variação de 0,65°C para cada 100 metros de altitude.