Itaguaí

A Universidade Cândido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a Cidade de Itaguaí na Costa Verde – RJ, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu (Especialização / 6 Meses / 495hs), Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação Profissional. Agora você não precisa mais sair de sua cidade para estudar sua Especialização. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271 / (21) 8641-1628 / (21) 8112-1604

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da Cidade de Itaguaí– Rio de Janeiro

Itaguaí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na Microrregião de Itaguaí, na Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro, a 69 quilômetros da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 271.563 km², e sua população foi estimada no ano de 2011 em 111.171 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 25º mais populoso do estado e o primeiro de sua microrregião.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,768, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A palavra “itaguaí” tem origem na antiga língua tupi e significa “água da enseada de pedra”, através da junção dos termos itá (“itá”), kûá (“enseada”) e y (“água”)

Itaguaí, hoje, é um município em grande crescimento. A Companhia Siderúrgica do Atlântico, que fica em Santa Cruz, bairro do Rio vizinho à cidade, promete dinamizar a economia local, além dos investimentos no Porto de Itaguaí. Novos portos privados, como o Porto Sudeste com investimentos de mais de R$ 2 bi estão por se instalar na cidade, além de estaleiros civil e militar. A Marinha brasileira pretende construir submarinos em Itaguaí, inclusive atômico, em parceria com o governo francês e estabelecer uma base naval.

Na história recente, são destaques os problemas advindos da falida fábrica de zinco Ingá Mercantil, cujos dejetos químicos abandonados causam graves problemas ecológicos. A compra do terreno da Ingá Mercantil pela siderúrgica Usiminas promete dar fim a este passivo ambiental.

O município de Itaguaí tem experimentado um crescimento econômico com a ascensão do Porto de Itaguaí e de empreendimentos na vizinhança, que tem atraído novos moradores. Desde a inauguração do então Porto de Sepetiba, a localização de Itaguaí adquiriu um caráter estratégico, sobretudo para aquelas atividades voltadas diretamente para a exportação. Um trabalho do Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro apontou Itaguaí como o terceiro município mais bem localizado do estado, justamente por ofertar uma série de vantagens locacionais às empresas ali instaladas.

Itaguaí reúne aspectos favoráveis para a produção industrial de alimentos, para a fabricação de produtos eletrônicos, cimento, peças de amianto, material elétrico leve, mobiliário e produtos químicos. A instalação do porto também vem abrindo novas possibilidades na área de serviços portuários.

Em Itaguaí, encontra-se instalada também a Nuclep, única empresa nacional capaz de produzir componentes de grande porte e alta tecnologia para geração de energia nuclear. A própria Nuclep justifica sua localização em Itaguaí pelas excelentes condições logísticas oferecidas: próxima à Rio-Santos, cortada pelo ramal ferroviário de Mangaratiba e com acesso ao mar tanto através de seu próprio porto como pelo Porto de Itaguaí.

O famoso conto do escritor Machado de Assis O Alienista tornou conhecida a cidade de Itaguaí. Na história, o médico Simão Bacamarte abre uma casa de loucos onde interna toda a população da cidade. O fundador da Academia Brasileira de Letras também faz referência a Itaguaí no romance Dom Casmurro.

Servidores da Prefeitura de Itaguaí,  Governo do Estado, Servidores Federais, Empresas Conveniadas e Professores tem descontos exclusivos. Descontos válidos somente através do telefone: 

Ligue e Confira: (21) 2682-1271