Porciúncula

Universidade Candido Mendes e o Instituto Prominas chegou a Cidade de Porciúncula no Noroeste Fluminense – RJ, com cursos de aperfeiçoamento, extensão, pós graduação lato sensu, qualificação e capacitação. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da cidade de Porciúncula – Rio de Janeiro

Porciúncula é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado a 190 metros de altitude, conta com uma população de 18.248 habitantes (dapos IBGE 2017). O município é o mais setentrional do estado do Rio de Janeiro e dista 693 km do município mais meridional do Rio de Janeiro, Paraty, do seu ponto mais ao norte (3º Distrito de Santa Clara), e 673 km na sede da prefeitura da cidade. Homenageia José Tomás da Porciúncula, primeiro governador do Estado do Rio de Janeiro eleito no período republicano.

A cidade ocupa uma área de 302,2 km², dividindo-se em três distritos: Porciúncula (sede), Purilândia (2º Distrito) e Santa Clara(3º Distrito).

O município de Porciúncula é banhado pelo rio Carangola, sub-afluente do rio Paraíba do Sul, sendo assim integrante do Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Em tempos passados, o município foi chamado de Santo Antônio do Carangola. O rio Carangola é um rio que banha duas unidades da federação, os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Porciuncula costuma ser considerada um vale. Dadas à proximidade com as fronteiras com Minas Gerais e Espírito Santo, Porciúncula já foi considerada parte de três estados

Durante os primórdios do período colonial português, o Brasil esteve dividido em capitanias hereditárias; o território que forma o atual Município de Porciúncula coube a Pêro Góis da Silveira.