Varre-Sai

Universidade Candido Mendes e o Instituto Prominas chegou a Cidade de Varre-Sai no Noroeste Fluminense – RJ, com cursos de aperfeiçoamento, extensão, pós graduação lato sensu, qualificação e capacitação. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da cidade de Varre-Sai – Rio de Janeiro

Varre-Sai é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na Microrregião de Itaperuna e Mesorregião do Noroeste Fluminense. É o município fluminense mais distante da capital, Rio de Janeiro. Quarta sede de município mais elevada do estado, Varre-Sai, por seu clima frio e altitude elevada, se destaca como maior produtor de café do estado. Também se destaca por ser a maior colônia de descendentes de italianos do estado (compõe mais de setenta por cento da população do município).

Ocupa uma área de 251,36 km², situando-se a 95 metros de altitude.

Além da produção cafeeira, outro importante segmento da economia que vem crescendo é o turismo, integrante dos “Circuitos das Águas” (juntamente com Itaperuna, Porciúncula, Natividade e Raposo) e também como importante rota de acesso ao Parque Nacional do Caparaó. Sua maior atração é o Festival do Vinho e Festa da Colônia Italiana, seguido pelas festas de Abril e Cruz da Ana. Outro ponto que vem se destacando é o turismo rural (fazendas de café e suas lavouras, hotéis-fazenda, artesanatos, queijos, vinhos e licores) e o turismo de aventura (parapente [este, em 2009, teve participantes de outros países, como Alemanha], motocross, cachoeiras e passeios nas matas e montanhas).

Ocupa uma área de 190,061 quilômetros quadrados.

Com uma população estimada de 9.966 habitantes, em 2014 (fonte IBGE), e densidade demográfica de 49,85 habitantes por quilômetro quadrado, Varre-Sai é o município fluminense mais longínquo de sua capital, a cidade do Rio de Janeiro, localizado a 363 km do centro desta (fonte Google) – distância comparável à existente entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo(430 km). Situa-se mais próximo da capital do estado do Espírito Santo (Vitória). Varre-Sai faz divisa com os municípios de Natividade, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana e Guaçuí, este já no estado do Espírito Santo, e próximo da divisa com o Estado de Minas Gerais.