Norte Fluminense

Norte Fluminense é uma das regiões geográficas do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É formada por dez municípios, que têm juntos pouco mais de 801 271 000 habitantes e que ocupam um território que perfaz cerca de 9 400 km².

CIDADES – Univ Candido Mendes / Prominas

Entre em Contato que Encaminharemos sua Solicitação ao Representante de Sua Cidade ou da Cidade Mais Próxima.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271 – Estado do Rio de Janeiro

Site: www.eadriodejaneiro.wordpress.com – E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Deixe Aqui sua Solicitação ::: Clique Aqui :::

O Norte Fluminense é uma das regiões geográficas do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É formada por dez municípios, que têm juntos pouco mais de 801 271 000 habitantes e que ocupam um território que perfaz cerca de 9 400 km².

Limita-se a oeste com o Noroeste Fluminense, ao norte com o Espírito Santo, a sudoeste com a Região Serrana, ao sul com a Região dos Lagos e a leste com o Oceano Atlântico.

O Rio Paraíba do Sul é o de maior importância da região que conta também com a lagoa Feia, antigamente a maior do estado, mas ainda hoje, a segunda maior lagoa de água doce do Brasil. As cidades de destaque são Campos dos Goytacazes e Macaé.

O relevo da região é marcado por uma grande planície de solo massapê, o que favorece a cultura da cana-de-açúcar. Outra cultura bastante importante é a do abacaxi, principalmente em cidades como Carapebus e Quissamã.

A descoberta de petróleo na Bacia de Campos pela Petrobras, na década de 1970, deu um impulso significativo para o desenvolvimento econômico da região que se tornou próspera graças aos benefícios provenientes do pagamento dos royalties do petróleo. A principal ligação viária entre o Norte Fluminense e a capital do estado é a rodovia federal BR-101.

Vale ressaltar que a chamada “região norte fluminense” localiza-se, na verdade, no nordeste do estado. Portanto, sua designação mais apropriada seria “região nordeste fluminense”