Tanguá

Universidade Candido Mendes e o Instituto Prominas chegou a Cidade de Tanguá na região de Niterói – RJ, com cursos de aperfeiçoamento, extensão, pós graduação lato sensu, qualificação e capacitação. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da Cidade de Tanguá – Rio de Janeiro

Tanguá é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Neste município, foi instalada, em 1969, a Estação Terrena de Comunicações Internacionais Via Satélite da EMBRATEL. A principal rodovia que dá acesso ao município é a BR-101. O município de Tanguá também é cortado pela estrada de ferro que já teve as seguintes denominações: Linha do Litoral-Cia. Ferro-Carril Niteroiense (1878-1887); Estrada de Ferro Leopoldina (1887-1975); Rede Ferroviária Federal S.A. (1975-1996), e que está atualmente sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Pela cidade, também está previsto o traçado da nova Ferrovia EF118, que pretende ligar os portos de Vitória e do Rio de Janeiro.

Por volta do ano 1000, a região foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, que expulsaram os habitantes anteriores, falantes de línguas macro-jês, para o interior do continente. No século XVI, a região era ocupada pela tribo tupi dos tamoios. Nesse século, os colonizadores portugueses anexaram a região à capitania do Rio de Janeiro, a dividiram em sesmarias e as concederam a Miguel de Moura. Este, por sua vez, repassou-as aos jesuítas para que estes catequizassem os índios. Em 1662, os jesuítas venderam-nas a Manoel Fernando Osório, que fundou a vila de Santo Antônio do Caceribu, mais tarde Santo Antônio de Sá. O desmembramento destas terras daria origem a Tanguá. Uma sesmaria de 39 204 hectares foi doada ao alferes Henrique Duque Estrada, considerado herói da ocupação portuguesa da costa africana.

No início dos anos 1980, deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

Localiza-se a 22º43’49” de latitude sul e 42º42’51” de longitude oeste, a 20 metros de altitude. Conta com uma população de 30 532 habitantes (2010). Localiza-se na região da Grande Niterói.