Paraíba do Sul

A Universidade Cândido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a Cidade de Paraíba do Sul no Vale do Paraíba – RJ, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu (Especialização / 6 Meses / 495hs), Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de sua cidade para estudar sua Especialização. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271 / (21) 8641-1628 / (21) 8112-1604 

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da Cidade de Paraíba do Sul – Rio de Janeiro

Paraíba do Sul é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro.

Localizada a 306 m de altitude, Paraíba do Sul fica na latitude 22º09’43” sul e na longitude 43º17’34” oeste. Possui área de 582,21 km².

O ponto culminante do município é a Pedra da Tocaia, localizada no distrito de Vila Salutaris, com cerca de 700 m de altura. Devido à altura privilegiada, a pedra era utilizada pelos bandeirantes para fiscalizar os arredores do município – dai o nome Pedra da Tocaia.

As peculiaridades do relevo são as Serras Alto da Terra Seca (858 m), do Retiro (800 m), de Cavaru (700 m), do Catete (535 m). Os tipos de solo predominantes no município são o latosssolo vermelho, o podzólico vermelho-amarelo, o mediterrâneo vermelho-amarelo, e associações latossólico alaranjado podzólico e latossólico vermelho podzólico.

As peculiaridades da hidrografia são os rios Preto e Paraíba do Sul.

Segundo dados da FEEMA (1990/91), em Paraíba do Sul são encontrados os seguintes problemas ambientais:

Semicríticos – erosão do solo, vetores, risco de acidentes e mineração;

Em estado de alerta – deficiência de sistemas de esgotamento sanitário, degradação de áreas de preservação, deficiência de cobertura arbórea, precárias condições de vida, processo de desmatamento, agrotóxicos e ocupação de encostas.

A cidade de Paraíba do Sul é dividida em quatro distritos e 42 bairros.

Distrito Nome Habitantes
1º Distrito (sede) Paraíba do Sul 19.629
2º Distrito Salutaris 15.780
3º Distrito Inconfidência 1.900
4º Distrito Werneck 3.775

Na antiga Província Fluminense a cidade de Paraíba do Sul era visitata por várias personalidades da época:”de tão gloriosa tradição, era cidade frequentada por figuras notáveis no cenário nacional. O município tinha a economia apoiada na lavoura cafeeira, que no Segundo Reinado foi o berço da aristocrácia rural.(…) Nossa cidade era então perfeita estação de repouso, principalmente em suas ricas e, para o tempo, confortáveis fazendas.(…)Foram vizitantes frequentes Fagundes Varela,poeta que colaborou fartamente na imprensa local;Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa, que certa vez realizou conferência sobre aspectos da guerra do Paraguai em casa de dr. Leandro Bezerra Monteiro;o botânico francês Auguste François Marie Glaziou; o lente Politécnica, conselheiro José Saldanha da Gama, que aqui fez ótima amizades, como o dr.Joaquim Pereira da Cunha, da fazenda Governo.”Entre outras figuras a do na época senador do Império Cândido Mendes de Almeida onde instalou sua banca de advogado e uma tipográfia.”Guimarães Passos, Luís Murat e Olavo Bilac vinha também com frequência a Paraíba(…)”.

Servidores da Prefeitura de Paraíba do Sul e do Governo do Estado tem descontos exclusivos.

Ligue e Confira: (21) 2682-1271